My video

Laboratório Mão na Roda

Desde 2015 o Instituto Novo Ser realiza o laboratório "Mão na Roda" no projeto social da Escola SESC de Ensino Médio. Este laboratório objetiva disseminar os conceitos de inclusão e respeito às diferenças com abordagens teóricos e práticos, envolvendo assuntos como direitos das pessoas com deficiência, história dos movimentos de luta, inclusão laboral, acessibilidade, lazer acessível e esportes adaptados.

Os alunos, através do laboratório, estão tendo a oportunidade de aprender sobre a diversidade e inclusão, conhecer um pouco sobre as pessoas com deficiência e as principais dificuldades enfrentadas por estas em seu dia-a-dia devido a falta de acessibilidade, bem como perceber os benefícios e as infinitas possibilidades que a educação, o desporto e o lazer inclusivos podem proporcionar a essas pessoas.

Além disso, o laboratório oferece a troca de experiências através da participação de convidados especiais que possuem conhecimento em diferentes áreas relacionadas ao seu tema central, vivências esportivas e visitas a projetos sociais como o projeto “Praia para todos” dentre outras atividades.

 

 

No módulo prático é realizado o mapeamento da acessibilidade do campus da Escola Sesc de Ensino Médio juntamente com os alunos participantes, visando conhecer na prática a importância da acessibilidade também no ambiente educacional.

A Escola Sesc de Ensino Médio, localizada em Jacarepaguá (RJ) é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. São quase 500 estudantes que moram nas vilas residenciais junto com professores, funcionários e gestores. As turmas têm no máximo 15 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos.