Instituto Novo Ser
My video

Como Aproveitar a Quarentena?

PRODUZIDO POR MÁRCIA LIMA

Devido ao COVID-19 (Coronavírus) todos nós tivemos nossas rotinas alteradas: atividades de trabalho e aulas sendo suspensas ou remanejadas, atividades de lazer ao ar livre também não estão sendo mais realizadas, idas a centros religiosos canceladas, entre outras mudanças. É um momento crítico, mas que assim como os outros, também passará. O importante é cada um fazer sua parte e contribuir para o controle da disseminação do COVID-19.

Mas, diante de tudo isso não devemos e não podemos apenas cruzar nossos braços e simplesmente esperar o caos passar. Temos o poder de transformar essa situação "negativa" em algo positivo e que pode contribuir para o nosso crescimento profissional e pessoal. Vamos tirar proveito de algo que essa pandemia nos deu: tempo! Penso que o ditado “Se a vida te der limões, faça uma limonada” nunca fez tanto sentido. Vamos aproveitar o tempo que temos de “sobra” hoje para nos aprimorar ou reinventar e sair desse período melhor do que entramos!

Para isso é imprescindível que seja feito um planejamento. Pegue um lápis e papel e escreva todas as suas necessidades e vontades (exemplo: aprender novo idioma, estudar algo do trabalho/faculdade/curso, momento para sua espiritualidade, realizar atividades físicas, lazer, cuidados pessoais, tempo com a família etc.). Ao fazer desta forma podemos visualizar com mais facilidade nossas demandas e de acordo com nossas prioridades, pensar na melhor forma de dividir o tempo contemplando todas as atividades. (Spoiler: Se quiser mais dicas sobre organização da sua rotina para aproveitar melhor seu tempo, acompanhe nosso próximo post.)

Atualmente temos muitas ferramentas disponíveis na internet que nos permitem, mesmo em casa, estudar ou trabalhar com qualidade. E ainda com a possibilidade de não pagar nada ou quase nada por isso! São aulas em formato de vídeo, podcasts, aulas online ao vivo, entre outras.

Abaixo seguem alguns links de instituições que estão disponibilizando materiais gratuitamente ou por um preço bem em conta. Se não tiver nenhum na sua área relacionado aqui é só procurar na internet que você vai achar.

Então, arregace as mangas, organize seus horários, arrume um cantinho que você consiga estudar sem interferência e mãos à obra!

Universidade de Harvard
Mundialmente conhecida como uma das melhores instituições de ensino, disponibilizou em sua plataforma online mais de 100 cursos gratuitos.
https://www.edx.org/school/harvardx

Babbel
Famosa por seu aplicativo de ensino de línguas, a Babbel disponibilizou um mês de curso gratuito. No link abaixo você tem acesso ao código promocional. Com ele você pode escolher um dos 14 idiomas de aprendizado: Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano, Francês, Sueco, Português, Russo, Turco, Indonésio, Polonês, Norueguês, Dinamarquês e Holandês. O código pode ser resgatado até 30 de maio de 2020.
https://pt.babbel.com/pt/magazine/um-mes-gratis

Duolingo
No site ou aplicativo você também tem acesso a cursos de diversos idiomas. O ensino tem um sistema de gamificação onde você ganha moedas virtuais, desbloqueia novos níveis à medida que você aprende novas palavras, frases e gramática.
https://www.duolingo.com/

Youtube
Forte aliado quando se trata de diversos assuntos, para o aprendizado de línguas ele não decepciona. Há diversos canais em que você tem acesso a conteúdos de muita qualidade e sem pagar absolutamente nada. E você pode ir do nível básico ao mais avançado. Abaixo disponibilizamos o link do canal do Professor Kenny, conhecido por suas aulas com ótima didática e ludicidade.
https://www.youtube.com/channel/UC3re-b1oD9iJYwPjPz1CQZg

Faber-Castell
Conhecida por todos por seus materiais para desenho, a Faber-Castell disponibilizou alguns de seus cursos para crianças e adultos de forma gratuita durante a pandemia.
https://cursos.faber-castell.com.br/i

USP
Reconhecida por sua qualidade, esta instituição abriu inscrições para 17 cursos online em diversas áreas através do site Coursera.
https://www.coursera.org/search?query=Universidade%20de%20S%C3%A3o%20Paulo&

Universidade Estácio de Sá
A UESA também está disponibilizando alguns cursos online e gratuitos. Basta entrar no site e escolher o seu: www.cursosgratuitos.estacio.br

SAS
É líder global de Analytics e está oferecendo aproximadamente 100 cursos gratuitos, mas por 30 dias.

TIM
A famosa empresa telefônica está oferecendo cursos gratuitos em seu site, de diversas áreas como: empreendedorismo, artes visuais, desenho de jogos, produção de textos, programação e outros.
https://cursos.timtec.com.br/courses

Linkedin
A famosa plataforma elaborou um curso com o objetivo de ensinar como organizar sua rotina para trabalhar remotamente. Segundo eles, com o curso de cerca de 12 horas, os alunos aprenderão técnicas para melhorar sua produtividade e manter a resiliência em tempos difíceis. https://www.linkedin.com/learning/paths/trabalho-remoto-colaboracao-foco-e-produtividade

Intelbrás
A empresa está oferecendo treinamentos e certificações pelo Centro de Capacitação em Tecnologia. https://treinamentos.intelbras.com.br/lms/#/home