Instituto Novo Ser
My video

Praia Para Todos

O Praia Para Todos foi idealizado pelo Instituto Novo Ser em 2008 e visa à promoção de atividades inclusivas de lazer e esporte para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas praias, aproveitando a praia como ambiente e o esporte adaptado como instrumento.

Oferece uma infraestrutura mínima composta por vagas reservadas nas vias de acesso à praia, rampas de acesso, esteira na areia para passagem de cadeira de rodas, piso tátil e sinalização sonora para pessoas com deficiência visual e auditiva, sanitários acessíveis, e outras adaptações no mobiliário urbano, cadeiras anfíbias, tendas e outros.

As atividades físicas e desportivas incluem: vôlei sentado, piscina infantil, surf adaptado, frescobol adaptado, stand up adaptado, handbike, banho de sol e banho de mar – atividade mais procurada pelos participantes.

 

 

O projeto foi inicialmente realizado de forma itinerante, nas praias da Barra da Tijuca, Copacabana, Leblon, Ipanema, Piscinão de Ramos e São Paulo. A partir de 2011, foi implementado de forma fixa na praia da Barra da Tijuca e a partir de 2013 reaplicado em Copacabana em parceria com o 3º Grupamento Marítimo. Atualmente, o PPT acontece nas praias da Barra da Tijuca (Posto 3), Copacabana (em frente à Rua Júlio de Castilhos), Recreio dos Bandeirantes (posto 11), Ipanema, Flamengo e Mangaratiba, aos sábados e domingos, das 09 às 14h, entre os meses de dezembro de 2023 a abril de 2024.

O Praia Para Todos disseminou o conceito de acessibilidade nas praias para todo o Brasil e atende às necessidades de cerca de 50 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por dia, em cada praia. Desde o início foram realizados cerca de 3.500 atendimentos diretos.