Instituto Novo Ser

Projetos

Superação

SuperAção Rio

Novo Ser Power Soccer

Novo Ser Power Soccer

Praia para Todos

Praia Para Todos

Curso Motrix

Cursos Motrix de Acessibilidade Digital

Pesca adaptada

Torneio anual de Pesca Adaptada - Clube Barracuda

SUPERAÇÃO RIO 2010

Pelo terceiro ano consecutivo, em uma parceria de sucesso entre Instituição Novo Ser e Movimento Superação e apoio de alguns setores da sociedade, foi realizada no dia 19 de setembro de 2010 em plena Orla de Copacabana, entre o trecho das ruas Miguel Lemos e Rodolfo Dantas, a terceira edição da Passeata Superação Rio, evento em prol do movimento socioinclusivo das pessoas com deficiência, em decorrência do seu Dia Nacional de Luta - 21 de setembro.

Com o lema “Respeito a Diversidade”, a Passeata Superação Rio tem como objetivo enfatizar junto à sociedade a importância de se respeitar o direito de todas as pessoas, independentemente de cor da pele, gênero, idade, ideologia política ou religiosa, orientação sexual ou cultural, condição física, intelectual, sensorial ou social.

O evento ocorreu numa manhã nublada de domingo, fato que não atrapalhou a participação do público, que vivenciou belos momentos de conscientização e alegria. A festa como de hábito foi embalada por um possante trio elétrico, dotado de elevador de acesso para cadeirantes e interpretes de LIBRAS, banheiros químicos acessíveis e uma série de atrações, dentre as quais destaque para Marcelo Yuka, Billy Saga e Tupã, que deram conta do recado, junto com o ‘Mestre de Cerimônias’ Pablo Leal, que mesmo debutante nessa causa demonstrou ser um entusiasta da idéia de respeito às diferenças e conduziu de forma brilhante a galera.

Apesar das dificuldades para por a Passeata na rua, a terceira edição do evento teve início agradecendo a presença de todos: entidades do terceiro setor, órgãos públicos, iniciativa privada, mídia, artistas, atletas, voluntários, instituições vindas de São Paulo, Baixada Fluminense, entre outras, e o público em geral.

Antes do início da festa, foi feita uma singela homenagem ao se dedicar ‘Um Minuto de Silencio’ em memória dos saudosos Aldo Miccolis, Maria da Glória Schaper dos Santos e Dorina Nowill, profissionais que ao longo de suas vidas demonstraram uma generosidade ímpar, numa incansável luta pela inclusão para que esse segmento da sociedade, historicamente marginalizado, avançasse rumo à consolidação de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e democrática.

A caminhada adentrou a Avenida Atlântica entoando o hino nacional brasileiro, na voz inconfundível de Aída, acompanhada pelos acordes do violão do seu fiel parceiro Jorge, em um momento de grande emoção rumo a uma manifestação pacífica e apartidária. Durante o percurso, leu-se e discutiu-se a Carta Manifesto do projeto, reivindicando direitos fundamentais com a expectativa de se equiparar as oportunidades para as pessoas com deficiência e garantir seus direitos sociais básicos.

As instituições da sociedade civil organizada levaram faixas de protesto, dentre as quais o Movimento de Inclusão Legal e Responsável, um grupo de mães indignadas com a forma de inclusão dos alunos de deficiência em classes regulares que está sendo processada no município do Rio de Janeiro desde outubro de 2009. O grupo reivindica que esse processo não seja feito sem um amplo debate na sociedade para garantir que a inclusão nas escolas seja legítima e com qualidade.

Em suma, ainda que numa manhã atípica no Rio, com chuva e frio, a Passeata Superação Rio 2010 cumpriu sua missão com sucesso. Graças aos que nela estiveram presentes foi possível enaltecer a promoção e a valorização da diversidade humana em nossa cidade mediante a uma animada, apartidária e pacífica celebração.

O Projeto contou com o apoio de entidades do 3º. Setor, dos órgãos públicos e o apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Associação Pró-Vita, Grupo Adapt/Agility, Rede Protel de Hotéis, APABB, Radix Engenharia, Mais Diferenças, Ong Rio Voluntário, Amil, Toque Médico, Fundação JK, Skygraf e a Comissão dos Direitos da pessoa com deficiência da OAB/RJ. Além da divulgação do Programa Especial da TV Brasil, Rede Globo, CBN, Revista Sentidos, Revista reação, Jornal Na Luta.

 

 

Agradecemos a TODOS que participaram e apoiaram o evento!

Vídeos:

1. “SuperAção Rio – Parte 1”

2. “SuperAção Rio – Parte 2”

3. “SuperAção Rio – Parte 3”

4. “Programa Especial – TV BRASIL

5. “Na Maravilhosa – Tupã e Billy Saga”

 

Carta Manifesto:

+ Clique aqui

 

Voltar para Projetos