A MODALIDADE

O Futebol em Cadeira de Rodas, também chamado Power Soccer ou Powerchair Football, é uma modalidade de futebol destinada a pessoas que apresentam deficiências físicas severas e que utilizam cadeiras motorizadas em seu dia a dia. São elegíveis a prática desse esporte pessoas com tetraplegia, paralisia cerebral, mielomeningocele, distrofia muscular, dentre outros tipos de deficiência, que em geral não estão aptas a praticar outras modalidades em cadeiras de rodas convencionais. Já é praticado há mais de 30 anos na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, em mais de 27 países.

Este desporto surgiu no final da década de setenta, iniciado de forma independente pelo Canadá e pelo Japão e logo teve seguidores em vários países. Em 2006 foi criada a Federação Internacional de Futebol em Cadeira de Rodas – FIPFA e em 2007 foi organizada a 1ª. Copa do Mundo em Tóquio, Japão. A FIPFA nasceu a partir do desejo de seis países em tornar essa modalidade um esporte competitivo. Considerando a importância do futebol na vida e cultura do brasileiro, faz-se necessário a criação de condições para prática deste esporte por todos os brasileiros, incluindo-se também as pessoas com deficiências severas.

Na América do Sul o pioneirismo na modalidade é do Brasil com a criação do primeiro time, o Clube Novo Ser de Power Soccer. Este foi fundado no Rio de Janeiro, no início de 2011, pelo Instituto Novo Ser (link: http://www.novoser.org.br) – instituição que desenvolve ações com o objetivo de  promover os direitos das pessoas com deficiência, a equalização das oportunidades e a superação dos obstáculos sociais predominantes ao processo de inclusão. Nos estados de Curitiba, Fortaleza e São Paulo também já existem times de Power Soccer. Além do Brasil, o esporte também é praticado na Argentina e Uruguai.

A modalidade é administrada em âmbito nacional pela Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas – ABFC (link: http://www.abfc.org.br/) , criada com a finalidade de fomentar o esporte no Brasil e promover a inclusão da pessoa com deficiência severa, que até então não era contemplada em outras categorias de esporte coletivo – diferencial da modalidade.

No cenário paraolímpico mundial o Power Soccer está prestes a se tornar uma modalidade IPC – International Paralympic Comittee, ou seja, em breve será uma modalidade presente nas paraolimpíadas.

O JOGO

A equipe é formada por 8 jogadores, ficando na quadra: 3 na linha e 1 no gol.

Homens e mulheres podem praticar o esporte, contanto que tenham a idade mínima de 5 anos.

Ele é realizado em uma quadra nas dimensões de 14-18m X 25-30m, tamanho de uma quadra de basquete. A bola tem um tamanho um pouco maior que a bola do futebol convencional medindo 33 cm de diâmetro. Para jogar é necessário usar cadeira de rodas motorizada junto com o footguard, uma estrura de ferro que possibilita que o atleta “chute” a bola.

O jogo tem a duração de 40 minutos, sendo divididos em dois tempos de 20.

As regras basicamente são as mesmas do futebol convencional.