Rio de Janeiro sedia o 1º Campeonato Brasileiro de Futebol em Cadeira de Rodas Motorizadas

Cadeirantes do Rio de Janeiro e de Curitiba entrarão em quadra para o I Campeonato Brasileiro de Power Soccer, o futebol em cadeira de rodas.

O encontro entre os únicos dois times do país acontece no próximo dia 18 de novembro, domingo, a partir das 14h, na Avenida Borges de Medeiros, 829 – Lagoa, na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB. O objetivo é disseminar a cultura do esporte e lazer aos deficientes de diversas categorias e classes.

O futebol em cadeira de rodas, popular na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, oficialmente praticado em 15 países, não poderia ficar de fora dos esportes brasileiros. Além disso, o Power Soccer é única modalidade paradesportiva que permite a participação de pessoas com deficiências severas como a tetraplegia, distrofia muscular e a paralisia cerebral, por exemplo.

Com o objetivo de incentivar a prática do Power Soccer no Brasil, o Instituto Novo Ser promove a acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e também de seus familiares. Em 2011, o Novo Ser criou o 1º Time do Brasil, o Clube Arouca Novo Ser de Power Soccer, filiado a Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas – ABFC.

O outro time que estará presente na competição é o Quatro por Quatro, oriundo de Curitiba. Em breve, o Power Soccer se tornará uma modalidade paralímpica. Os treinos do time carioca acontecem no Arouca Barra Clube, na Barra, aos sábados das 15 às 17h, com entrada aberta ao público.

O evento conta com a realização da Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas – ABFC, 213 SPORTS e da Federação Internacional de Futebol em Cadeira de Rodas – FIPFA e conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro.
I Campeonato Brasileiro de Futebol em Cadeira de Rodas

Data: 18 de novembro de 2012 (domingo)
Horário: 14h
Local: Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB Rio
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 829 – Leblon
Entrada: Franca